Todos nós temos a habilidade de imaginar. A imaginação “vem de fábrica” quando a gente nasce. E não é difícil fechar os olhos e começar a visualizar imagens e cenários. E conforme nós damos mais atenção a um determinado pensamento, conseguimos colocar cores e detalhes neles.
Claro que existem pessoas que tem a imaginação mais aguçada e que conseguem imaginar tudo nos mínimos detalhes, outras tem um pouco de dificuldade de imaginar coisas. Isso porque a imaginação, assim como um músculo do nosso corpo, precisa ser exercitada constantemente para que fique mais flexível e forte.
Mas talvez você se pergunte o que a imaginação tem a ver com moldar o destino? Bem… tudo! Pois é através da imaginação que você consegue criar a visualiação criativa, que vem antes da criação e molde da sua própria vida.
O Que é Visualização Criativa?
A visualização criativa nada mais é do que a imaginação direcionada.
Por exemplo, quando você fecha os olhos e começa a imaginar algo que você deseja muito. Pode ser qualquer coisa, um lugar exótico que você quer muito conhecer, a sua casa dos sonhos, carro, companheiro(a) ideal, bens materiais ou até mesmo a sua “melhor versão do futuro”.
Por que a Visualização Criativa é Importante
É mais fácil você trombar com um sujeito que não tem a mínima ideia do que ele quer fazer da vida, do que você encontrar alguém determinado que sabe exatamente o que ele quer.
Isso porque sentar e tomar decisões sobre a própria vida, não é tarefa simples. Requer um certo esforço e disciplina.
Nesse sentido, a visualização criativa te ajuda a alinhar os seus objetivos. Pois quando você tira um tempo para imaginar suas metas e objetivos na janela da sua mente vividamente com detalhes, isso aumenta a sua motivação para criar forças e ir atrás do que você deseja.
Ao criar essas imagens mentais vívidas, sua mente subconsciente entende que isso está acontecendo aqui e agora, criando sentimentos de inspiração e bem estar, reduzindo o estresse como consequência.
Por exemplo, vamos supor aqui que você tem que passar por uma situção desafiadora. Você concorda comigo que seria mil vezes melhor pensar que “vai dar tudo certo” e imaginar as coisas dando de fato, certo do que pensar que vai dar tudo errado e tudo é uma me#rda…
Isso é bem questão de mindset também, mas a visualização criativa é uma habilidade importante de ter nessas horas, porque ela não só te tras uma sensação de conquista, como aumenta a sua autoconfiança.
Como Fazer Visualização Criativa
Saiba que exercer a visualização criativa não é nada muito complexo, mirabolante e que exite várias ferramentas para tal.
Você só precisa de uns minutinhos de sossego e sem interrupções. É como fazer uma meditação, mas ao invés de esvaziar a mente dos pensamentos, você vai ativamente usar a sua imaginação para a direção do seu foco e objetivo.
Passo 1: Encontre um Lugar Tranquilo
Encontre um lugar tranquilo sem perturbações. Pode ser o seu quarto, um cantinho do quintal ou até mesmo um parque. O importante é que você se sinta confortável.
Sente confortavelmente como se fosse fazer uma sessão de meditação. Não precisa prolongar aqui, apenas uns minutinhos já é o suficiente.
Passo 2: Feche os Olhos
Feche os olhos e respire profundamente algumas vezes. Isso ajuda a relaxar e a se concentrar.
Eu particularmente, gosto de cobrir os olhos com uma máscara de dormir. Assim, mesmo na claridade, o ambiente fica totalmente escuro.
Se o ambiente estiver com muito barulho, você também pode fazer uma playlist de “visualização” e colocar os fones de ouvido. Recomendo ouvir músicas ambiente sem letras, mas você pode ouvir as músicas que mais faze sentido pra você.
Passo 3: Imagine o que Você Deseja
Agora, comece a imaginar o que você deseja. Se você quer fazer uma viagem, imagine-se pegando o avião, colocando suas coisas dentro da mala, todas as fotos que você vai tirar, pessoas que vai conhecer e os lugares incríveis que vai visitar.
Se deseja comprar uma casa, imagine que você recebeu uma ligação agora no celular e foi visitar um imóvel e ele era direitinho do jeitinho que você queria. Você se sente muito feliz e aperta as mãos do proprietário. A casa agora é sua! Você agora está se mudando, empacotando as coisas e a caminho do seu novo lar…
Passo 4: Use todos os Seus Sentidos
Tente usar todos os seus sentidos na visualização. Sinta a textura das caixas na mudança, veja o movimento ao redor das pessoas empacotando as coisas, o sol que está brilhando forte nesse dia, o seu entusiasmo e excitação, e sinta a alegria no seu coração por ter realizado esse sonho.
Passo 5: Seja Persistente
É importante pautar aqui que a visualização criativa é um processo. Nós temos milhares de pensamentos todos os dias, e tirar uns cinco minutinhos para focar nos nossos sonhos e metas seria como mostrar para o nosso cérebro o que realmente importa.
Lembres-se: quanto mais você visualiza o que deseja, mais perto ele fica de se tornar realidade.
Outras Formas de Visualização Criativa
Agora que você sabe como fazer a visualização criativa, vamos explorar outras formas de fazer esse processo que funciona tão bem quanto.
Crie um Quadro de Visualização
Você já ouviu falar de “vision board”? Ele também é chamado de “quadro dos sonhos” e “painel de inspiração”. Nesse painel você pode colocar fotos que frases que te lembrem sempre do seu objetivo.
Coloque ele no seu quarto ou em um lugar da casa que você possa sempre visualizar e tirar um tempinho para se focar nas suas imagens, deixando a imaginação fluir.
Um quadro de visualização é como um painel de inspiração. Cole imagens, palavras e frases que representem seus objetivos e sonhos em um quadro. Coloque-o em seu quarto para se lembrar todos os dias do que você está visualizando.
Escreva um Script
Os scripts servem para dar uma direção para sua imaginação e tornam o processo mais fluído. Veja só: “Acordei cedo e manhã com o telefone tocando. Era o prorietário do apartamento e ele disse que aceitou a minha oferta! Fiquei tão feliz que levantei num pulo e comeceia dançar de alegria. É MEU! É MEU IUHUUL!”
Imaginou? Então, é mais ou menos isso. Scripts são roteiros que você pode escrever para dar cor e vida para seus planos e metas, deixando a visualização criativa mais fácil.
Conclusão
A visualização criativa é uma habilidade muito poderosa que pode te ajudar a alcançar seus objetivos, metas e sonhos. É como um filme que você cria em sua mente, onde você é o protagonista da sua própria história. Lembre-se de encontrar um lugar tranquilo, fechar os olhos e usar todos os seus sentidos para começar seu processo de visualização. E não se esqueça de ser persistente!
Teste várias formas de praticar a visualização criativa para tornar o processo mais vívido e interessante. Escreva scripts, grave áudios sobre, crie um quadro de visualização, monte cenários mentais sobre seus objetivos e use sua criatividade. Quanto mais você praticar, mais perto estará de realizar seus sonhos.
Então, feche os olhos, comece a visualizar e imagine o que você pode conquistar. Com a visualização criativa, o céu é o limite!